Yoga

Veja sua mente como
luz, como uma chama

Patanjali Yoga Sutra - Nota de Conhecimento 34

Jyothishmati pragnya. Veja toda a sua mente como uma luz, uma chama. Sua consciência é uma chama, sua mente é uma chama. Você esquece isso. Por causa dessa presença da mente como chama em você, seu corpo todo está funcionando. De outra forma, você seria como uma vela apagada.

Vida e luz são sinônimos

O que é uma chama? Como esta chama funciona?

Uma chama vive de oxigênio. O que faz? Uma chama usa um pouco de matéria da substância terra e então usa oxigênio e vive.

O que é a vida? A vida é também o mesmo. Ela usa oxigênio e vive de alguma matéria. Assim como a chama vive de cera e do pavio, e usa oxigênio. Sua vida, a mente usa o corpo e a comida no corpo como a cera, e o ar como oxigênio, e exibe atividades no corpo.

Assim como a chama exibe, a consciência exibe vida. Vida e luz são bem sinônimos. Elas estão bem próximas. Se você colocar uma garrafa sobre a vela, a vela se apagará em alguns minutos. A mesma coisa, se você ficar trancado em um quarto sem janelas, você viverá por apenas algumas horas, 8 horas. A vela pode queimar durante 8 minutos. No quarto, se você estiver trancado, você viverá por algumas horas e também morrerá. Bastante similar, não? O que quer que você faça com a vela, o mesmo você também faz ao corpo; a mesma reação virá.

Então você coloca mais cera na chama e ela irá se acender mais. Você coloca comida no corpo então ele vive durante mais tempo. Se o pavio se tornou gasto e bastante queimado, qualquer quantidade de cera que você colocar, ela ainda assim irá se apagar. Então o pavio tem suas limitações próprias. Similarmente, o corpo, depois de alguns anos queimando, qualquer quantidade de comida que você coloque, não sustenta o corpo. Ele (o corpo) não segura. As funções do corpo são como o pavio. Assim como o oxigênio, a chama sobe.

Este corpo está se segurando a jyotishmati pragnya. Vishoka vā jyothishmati – ou você se livra da infelicidade, seja feliz, e ao mesmo tempo, saiba que a sua mente é feita de luz. Não é matéria. Sua mente é energia. Você é energia. Jyotishmati.

<< (33) Você esta buscando a liberdade a partir da infelicidade?(35) Mantenha sua Mente Engajada no Iluminado >>

 

(Este texto é parte da série de notas de conhecimento baseadas nos comentários de Gurudev Sri Sri Ravi Shankar sobre os Patanjali Yoga Sutras)

 

 

 

 

    SUBSCRIBE