Cinco Tipos de Inquietação

Existem 5 tipos de inquietação:

- O primeiro tipo de inquietação decorre do local em que você se encontra. Quando você se muda para longe deste lugar, a rua ou casa, você imediatamente se sente melhor. O canto, crianças brincando e rindo, isso pode mudar esta atmosfera de inquietação. Se você entoa um mantra e canta, a vibração no local se altera.

- O segundo tipo de inquietação é no corpo. Comendo a comida errada ou alimentos agravantes do vata, comendo em horários avulsos, não praticar exercícios, ou trabalhar demais podem causar uma inquietação física. O remédio para isto é o exercício, trabalhar moderadamente e seguir uma dieta de vegetais e frutas por um ou dois dias.

- O terceiro tipo é a inquietação mental. Ela é causada pela ambição, pensamentos fortes de aprovação ou rejeições. O conhecimento por si só pode curar esta inquietação. Vendo a vida de uma perspectiva mais ampla, o conhecimento de nós mesmos e sobre a inconstância de tudo. Se você alcança tudo, e dai? Após sua conquista, você irá morrer. Conhecimento de sua morte ou da vida, confiança em nós mesmos, no Divino, poderão acalmar a inquietação mental.

- Depois vem a inquietação emocional. Qualquer quantidade de conhecimento aqui não irá ajudar neste caso. Apenas o Kriya ajuda! Toda essa inquietação emocional se dissolve. Também a presença do Guru, uma pessoa com sabedoria, ou um santo poderá ajudar a acalmar sua inquietação emocional.

- O quinto tipo de inquietação é raro. É a inquietação em sua alma. Quando tudo parece vazio e sem sentido, saiba que você é muito sortudo. Ansiedade e agitação são a inquietação da alma. Não tente se ver livre disso. Encare isso! Receba isso! Muitas vezes para se ver livre disto as pessoas tentam de tudo - se mudam, mudam de emprego, de namorado, fazem isto, fazem aquilo. Estas coisas parecem estar ajudando por um certo tempo, mas isto não dura muito.

Esta inquietação de sua alma por si só pode trazer a oração verdadeira em você. Ela traz perfeição, Siddhis e milagres em sua vida! É tão precioso trazer esta angústia mais profunda em direção ao Divino. Satsang e a presença do iluminado acalmam a inquietação da sua alma.