Mantenha sua mente engajada nos pensamentos do Iluminado

Patanjali Yoga Sutra - Nota de Conhecimento 35

“Vitaragavishayamvachittam’’

vitaraga = além dos desejos; vishayam = objetos; va = ou; chittam = mente

“A mente que é livre do desejo por objetos desabrocha completamente.”

- Yoga Sutra de Patanjali 37

Mantenha sua mente engajada nos pensamentos do iluminado. Agora eu digo a vocês que a sua mente é como água. Em qualquer copo em que você coloca água, a água assume a forma daquele copo. Da mesma forma, qualquer pensamento em que você envolve sua mente, sua mente se torna como aquilo.  Ela desenvolve todas aquelas qualidades de qualquer coisa que você coloque nela (sua mente). Então no próximo sutra, Patanjali diz, vītarāgavishayamvāchittam.

Vītarāga: Aquele que foi além dos desejos; aquele que está livre dos desejos. Se você pensa sobre ele ou ela, se você pensa sobre tal pessoa, então a sua mente também ganha aquelas qualidades. Ela começa a sentir a paz, sentir a quietude. Você começa a assumir essas qualidades dentro de você. É simples.

Vītarāgavishayamvāchittam.

A nossa mente é como ar, é energia, tudo permeia. O ar não tem um local. Não está fixo em algum lugar. Vītarāgachitta é presente em tudo. Então aquele ar, aquela brisa fresca, aquela energia entra no seu sistema.

A mente também é como éter. Sua consciência é éter, está em tudo. Vītarāgavishayamvāchittam. Mas ainda assim você aplica rāga (desejos) e dwesha (aversões) até mesmo lá. É por isso que é dito, Guru significa pessoa iluminada. Não o veja como um ser humano, com gostos e desgostos. Senão a sua mente vai em direção ao que ele gosta ou não gosta e você acaba indo numa viagem ainda maior na sua mente com gostos, desgostos, desejos e aversões, e então raiva, todas essas coisas vêm.

Em vez disso, você vê a consciência como pura consciência, como paz, alegria. Mesmo se algum pensamento vier, gostos e desgostos, de novo, não sofra. “Oh, eu não deveria pensar assim ou assado”. Apenas deixe ir. Relaxe.

Vītarāgavishayamvāchttam. Muito simples. Imediatamente você começa a atrair aquela energia e você assume aquela forma. Você deveria tentar isso em você mesmo e experimentar. Pense em alguém que é incômodo e você começa a sentir todas essas emoções incômodas por dentro. Você já experimentou isso? Pense em alguém que tem muito ciúme de você e então você sentirá sensações desagradáveis. Pense em alguém que é envolvido com drogas e álcool e que é infeliz e você sentirá todos esses nós subindo no seu corpo. Você já experimentou isso? Pense em alguém que ama muito você e veja como sentimentos bons afloram em você. Não é?

Vītarāgavishayamvāchittam. Colocando sua atençãoo, sua mente no iluminado, sua consciência também se torna mais e mais viva e mais cheia de luz.

É por isso que Jesus também disse, “Se você tem que ir até o meu Pai, você deve ir através de mim. Não há outra maneira”. Significa que você deve passar através do Mestre porque o Mestre é um exemplo sólido. Porque você tem que passar a sua mente, atravessar a sua mente. E o que pode ajudar a sua mente é a porta. A porta, com as vibrações, para atravessar a mente. Essas vibrações, sensações se manifestam no corpo onde chitta é vitarāga, está desabrochando completamente sem nenhuma amarra. Vītarāgavishayamvāchittam.

<< (34) Veja sua mente como Luz(36) Iluminação é Perceber que a Realidade é um Sonho >>

 

(Este texto é parte da série de notas de conhecimento baseadas nos comentários de Gurudev Sri Sri Ravi Shankar sobre os Patanjali Yoga Sutras)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
Founded in 1981 by Sri Sri Ravi Shankar,The Art of Living is an educational and humanitarian movement engaged in stress-management and service initiatives.Read More