Veja sua mente como luz, como uma chama

Patanjali Yoga Sutra - Nota de Conhecimento 34

Jyothishmati pragnya. Veja toda a sua mente como uma luz, uma chama. Sua consciência é uma chama, sua mente é uma chama. Você esquece isso. Por causa dessa presença da mente como chama em você, seu corpo todo está funcionando. De outra forma, você seria como uma vela apagada.

Vida e luz são sinônimos

O que é uma chama? Como esta chama funciona?

Uma chama vive de oxigênio. O que faz? Uma chama usa um pouco de matéria da substância terra e então usa oxigênio e vive.

O que é a vida? A vida é também o mesmo. Ela usa oxigênio e vive de alguma matéria. Assim como a chama vive de cera e do pavio, e usa oxigênio. Sua vida, a mente usa o corpo e a comida no corpo como a cera, e o ar como oxigênio, e exibe atividades no corpo.

Assim como a chama exibe, a consciência exibe vida. Vida e luz são bem sinônimos. Elas estão bem próximas. Se você colocar uma garrafa sobre a vela, a vela se apagará em alguns minutos. A mesma coisa, se você ficar trancado em um quarto sem janelas, você viverá por apenas algumas horas, 8 horas. A vela pode queimar durante 8 minutos. No quarto, se você estiver trancado, você viverá por algumas horas e também morrerá. Bastante similar, não? O que quer que você faça com a vela, o mesmo você também faz ao corpo; a mesma reação virá.

Então você coloca mais cera na chama e ela irá se acender mais. Você coloca comida no corpo então ele vive durante mais tempo. Se o pavio se tornou gasto e bastante queimado, qualquer quantidade de cera que você colocar, ela ainda assim irá se apagar. Então o pavio tem suas limitações próprias. Similarmente, o corpo, depois de alguns anos queimando, qualquer quantidade de comida que você coloque, não sustenta o corpo. Ele (o corpo) não segura. As funções do corpo são como o pavio. Assim como o oxigênio, a chama sobe.

Este corpo está se segurando a jyotishmati pragnya. Vishoka vā jyothishmati – ou você se livra da infelicidade, seja feliz, e ao mesmo tempo, saiba que a sua mente é feita de luz. Não é matéria. Sua mente é energia. Você é energia. Jyotishmati.

<< (33) Você esta buscando a liberdade a partir da infelicidade?(35) Mantenha sua Mente Engajada no Iluminado >>

 

(Este texto é parte da série de notas de conhecimento baseadas nos comentários de Gurudev Sri Sri Ravi Shankar sobre os Patanjali Yoga Sutras)

 

 

 

 

 
Founded in 1981 by Sri Sri Ravi Shankar,The Art of Living is an educational and humanitarian movement engaged in stress-management and service initiatives.Read More